quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O “outro lado” do Aquário


Era uma vez um aquário com três peixinhos azuis. Eram muito amigos, muito unidos e viviam felizes no seu pequeno mundo. Passavam os dias a brincar e a pregar partidas uns aos outros para não ficarem aborrecidos.
Um dia, apareceu no aquário um peixinho vermelho. Tinha barbatanas finas e brilhantes. Parecia muito vaidoso e fidalgo.
Os três amigos azuis não sabiam o que fazer. Esperaram que o novo vizinho se viesse apresentar, mas ele afastava-se deles. Então, continuaram a sua vida sem lhe ligar. De vez em quando tentavam aproximar-se do peixe vermelho e brincavam à volta dele. O peixe vermelho fugia deles e começaram a pensar que ele se achava superior.
Algum tempo depois, colocaram no aquário um peixe preto enorme. Os peixinhos azuis ficaram com medo. O pequeno mundo deles estava cada vez mais pequeno porque tinha mais dois habitantes. Aqueles peixes tinham-lhes roubado o espaço!
Realmente, o peixe vermelho começou a percorrer todo o aquário acompanhado pelo peixe grande como guarda-barbatanas.
Os peixinhos azuis brincavam escondidos e só comiam quando os outros se afastavam para descansar.
O pior foi quando se perceberam que o peixe preto estava doente. Havia uma doença no aquário e não demorou muito até os peixinhos azuis começarem a sentir-se mal. Os três amigos já não tinham forças para nadar e estavam revoltados.
Depois aconteceu uma coisa extraordinária. Talvez por se sentir culpado, o peixe vermelho começou a ajudá-los e a levar-lhes comida. Aquele peixe era esquisito mas tinha bom coração!
A seguir fez uma coisa extraordinária. Nadou, rebolou e até saltou fora de água para alertar o humano que ainda não sabia da doença dos peixinhos. E conseguiu. Limparam a água do aquário e todos os peixes começaram a ficar bons.
A catástrofe serviu para todos os peixes se unirem e ficarem a conhecer-se melhor.
Os peixinhos azuis ganharam dois amigos interessantes e a sua vida no aquário tornou-se mais divertida.

Turma 3ºB da Escola do Falcão

2 comentários:

paula cruz disse...

Genial! Nunca tinha "lido" o Aquário assim! O execício da turma B do 3º ano mostra a rara capacidade de não trilhar os caminhos do óbvio. Parabéns!Passei a ver os peixes azuis de outra forma.

Anónimo disse...

Fantástico, meninos e meninas do 3º B. Muitos parabéns.
O autor merece saber disto, não acham? E vai, concerteza, saber
(e ficar espantado também).
Beijinhos a todos.