quinta-feira, 13 de maio de 2010

Resumo de "Os Segredos do Arco-Íris"

A turma do 2º ano da Escola EB1/JI Senhora de Campanhã trabalhou o conto “Os Segredos do Arco-íris” da obra Pincesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas. A história foi resumida e contada em verso. No final foi ilustrada dando origem a um cartaz.

Os Segredos do Arco-Íris

Era uma vez um Príncipe chamado Igor, que vivia num castelo com os seus pais, a Rainha Luana e o Rei Mali.
O Igor tinha uma irmã que estava doente. Um dia, a sua irmã pediu-lhe que fosse buscar uma laranja ao pomar. Igor hesitou, mas fez a vontade à sua irmã Lícia. Quando o Igor chegou trouxe um limão na mão e a irmã disse-lhe:
- Isto não é uma laranja, é um limão!
Igor ficou aborrecido, mas sorriu. Foi ter com o seu pai, o Rei Mali. O seu pai pediu-lhe que apanhasse o fogo e o Igor ficou muito quieto.
No dia seguinte, o Rei Mali fez o último teste ao Igor. Pediu-lhe que fosse buscar uma salamandra amarela. O Igor ficou quieto, mas fez a vontade ao Rei Mali, o seu pai.
Quando o Igor chegou ao castelo, trouxe uma lagartixa verde. O Rei Mali achou muito estranho e chamou um sábio, o Professor Euluminado.
O Professor Euluminado disse à Rainha Luana e ao Rei Mali, que o Igor não conseguia distinguir as cores e disse:
- Só há uma palavra correcta para esta doença, é Incolorísmo. Mas isso não o impede de pegar na espada? Não o impede de montar um cavalo? O Igor pode não distinguir as cores, mas tem outros bons sentidos, como o tacto, a audição e o olfacto. Entretanto, a sua irmã disse-lhe:
- Igor, podes ir buscar uma maça vermelha?
- Isso é fácil – disse o Igor. Consigo distinguir pelo cheiro, são as maçãs mais docinhas.
Igor foi ao bosque e encontrou uma menina descalça. Igor perguntou à menina:
- Como te chamas?
- Eu chamo-me Íris e tu?
- Eu sou o Príncipe Igor.
- Como podes ser um Príncipe! Não tens um elefante, nem um turbante!
- Um elefante! E o que é um turbante?
- Um turbante é uma espécie de coroa. Na minha terra, os Reis têm que usar um turbante e têm que ter um elefante. A minha mãe disse que as coisas eram diferentes.
- Igor, agora tenho que ir.
- Íris, posso ir contigo?
- Não sei, vou perguntar à minha mãe.
A mãe da Íris disse que sim.
Igor entrou e logo que entrou cheirou um aroma. Pôs as suas mãos na tinta lilás e pareceu-lhe ter visto o lilás. Perguntou à Íris qual era a sua cor preferida e ela respondeu:
- A minha cor preferida é o laranja e a tua?
- Não tenho cor preferida – disse o Igor
Igor, King e Íris olhavam para o céu e de repente apareceu um arco. Íris disse a Igor:
- Era tão bom que conseguisses ver as cores, Igor. O arco-íris tem 7 cores: o encarnado, laranja, amarelo, verde, azul e o anil.
Igor imaginou o amarelo como se fosse salamandras amarelas, o verde como se fosse uma cascata com relva.
Igor, King e Íris foram para o castelo, pois a festa da Primavera chegara. Igor convidou a Íris e a Vinita, mas o Rei Mali não aceitou. Igor ficou triste e voltou a ver cinzento. Ele só via as cores quando estava feliz. O Rei Mali com esta situação voltou a pensar e aceitou. Igor ficou contente. Íris tinha deixado um presente no jardim para o Igor. Quando o Igor se aproximou do jardim viu um elefante, tal como a Íris tinha prometido a Igor. O elefante tinha um bilhete na tromba que dizia:

Agora vais ser rei.
As cores já estão dentro do teu coração.
Para sempre, Íris

Sem comentários: