terça-feira, 22 de maio de 2012

Primeira etapa de um texto dramático


O trabalho realizado pelo 2.º ano da EB/JI Srª de Campanhã no âmbito do projeto “Ler é preciso!” prevê 3 etapas. O texto que hoje publicamos corresponde à 1ª etapa.
1.ª Construção de texto dramático coletivo após a leitura do conto: “Era uma vez uma história que começa pelo fim”.


“Uma história que começa pelo fim”

            No jardim do Palácio da Felicidade.

Escaravelho Kiko (narrador):
            - Esta história começa pelo fim mas não acaba no princípio. Acaba também no fim, mas noutro sítio do fim…
            Era uma vez um príncipe e uma princesa. Casaram e foram felizes para sempre.
Princesa Branca:
            - Olá a todos! Estou tão cansada de estar sempre feliz! Tenho tantas saudades de ser guardadora de patos!
Príncipe Pedro:
            -  Olá! E eu queria tanto ser sapo para tu me dares um beijo que me transformava em príncipe!
O príncipe e a princesa ao mesmo tempo:
            - Quem nos conta uma história triste?
O conselheiro do príncipe:
            - Nós não nos lembramos de nenhuma história triste. Neste palácio a tristeza não existe, só há felicidade!
Fada Mariana:
            - Olá eu sou a fada madrinha! Sou uma fada boa. Não posso fazer maldades nem provocar tristezas! Não vos posso ajudar!
  Bobo Pipoca:
            - Será que isto é uma maldade da bruxa Lutária? A bruxa é má! Se calhar fechou-nos numa muralha de felicidade e ficámos presos!
Fada Mariana:
            - Isso é uma tolice!
Príncipe Pedro e a Princesa Branca:
            - Isso não é triste!
Escaravelho Kiko (narrador):
            - O bobo não ficou convencido e foi procurar a saída da prisão. Tanto procurou que encontrou um buraco que lhe parecia bom para sair. Será que conseguiu fugir?
Princesa Branca:
            - Por onde andará o Pipoca? Há que tempos que não o vejo!
Príncipe Pedro:
            - O Pipoca desapareceu e eu sinto a falta dele!
Os cortesãos:
            - Nós também! Nós também!
Princesa Branca:
            - Eu sinto o meu coração apertado! Está a ficar muito pequenino. Será que isto é estar triste?
Príncipe Pedro:
            - Eu nunca senti isto? Será tristeza?
Príncipe e princesa:
            - Estamos tristes! Estamos tristes!
Cortesãos:
- Estamos tristes! Estamos tristes!
   Escaravelho Kiko:
            - O bobo Pipoca desapareceu. Passaram muitos dias e muitas noites e nunca mais ninguém o viu. No palácio da felicidade todos estavam tristes, muito tristes!
O príncipe Pedro:
            - O que é esse líquido que corre dos teus olhos?
Princesa Branca:
            - Acho que são lágrimas! São salgadas?!
Príncipe Pedro:
            -O quê, as saladas são salgadas?!
Princesa Branca:
            - Não, seu tolo, as lágrimas são salgadas e parece que queimam a pele.
Escaravelho Kiko:
            - Como nós sabemos o bobo Pipoca ficou preso no buraco porque era gordo. Como passou dias sem comer emagreceu e conseguiu soltar-se. Quando regressou foi uma alegria muito grande para todos.
Todos:
            - É tão bom ser feliz! Viva!
Escaravelho Kiko:
            - Era uma vez um príncipe e uma princesa que aprenderam o sabor das lágrimas e a dar valor à felicidade. Continuaram casados e viveram felizes para sempre.

Sem comentários: