Já tínhamos ouvido falar de lendas. Contudo, ao ler o conto de J. Pedro Mésseder "Da má sorte das princesas nascem nomes de lugares", resolvemos pesquisar e aprender mais sobre o assunto.
O que é uma lenda?
O que é uma lenda?
Lenda é uma história inventada pelo povo para explicar aquilo que é difícil perceber. Normalmente, uma lenda tem um fundo de verdade, mas está cheia de imaginação popular. As lendas eram histórias transmitidas oralmente de pais para filhos e só mais tarde é que passaram à forma escrita.
Há vários tipos de lendas: religiosas, históricas, ligadas aos nomes dos locais, a figuras fantásticas, como os gigantes, o diabo, bruxas, monstros…
As lendas religiosas falam de figuras religiosas que interferem na vida dos humanos. "A Lenda de S. Martinho" é um exemplo de lenda religiosa.
As lendas ligadas aos nomes dos lugares explicam o nome dado a determinados locais. Como exemplos destas lendas, temos: “A Lenda de Rio Tinto”, “A Lenda de Cascais”, “A Lenda de Valongo”, “ A Lenda de Contumil”, "A Lenda de Moura"…
As lendas históricas falam de figuras da História de um país, mas também de monumentos e factos importantes. Como exemplo, temos “A Lenda da Padeira de Aljubarrota”, “ A Lenda de D. Sebastião”, “A Lenda da Torre dos Clérigos”…
As lendas ligadas às figuras fantásticas explicam determinados acontecimentos através da intervenção do Diabo, de monstros, de bruxas… Como exemplo, podemos falar da “Lenda do Gigante Adamastor”.
Para conheceres algumas das lendas que descobrimos, basta clicares nos livros
Turma 4º A
Sem comentários:
Enviar um comentário