quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

NUM AQUÁRIO...


Neste aquário, vivem quatro peixes: três azuis e um vermelho. Um dia, aparece outro peixe que é negro e tem duas riscas vermelhas.

Estes peixes não se davam muito bem e nós fomos descobrir porquê. Lemos a história com muita atenção e procuramos ver como era o corpo de cada peixe, mas o que nos interessou mais saber foi como eram os seus sentimentos.

Vamos começar pelos três peixes azuis.

O corpo deles é azul, bonito, pequeno e são rápidos a nadar, mas eles eram invejosos, maus, inimigos, egoístas e medrosos. Eles não gostavam do peixe vermelho e tinham medo do peixe negro.

O peixe vermelho tem o corpo coberto de escamas vermelhas muito brilhantes, é pequeno, magro, bonito e também nada depressa. Ele é bom, amigo, preocupado, atento, corajoso, inteligente e altruísta. Ele quer que todos sejam amigos.

O peixe negro tem duas riscas vermelhas, é maior que os outros, é bonito, pesado e fica doente mais facilmente. Ele é bom, amigo, muito atento, preocupado, carinhoso, pacífico e protector. Ele protege quem precisa.

No final da história, todos ficam amigos, porque o peixe negro esteve atento ao vermelho e protegeu-o, o peixe vermelho preocupou-se com todos e os azuis arrependeram-se e deixaram de ser como eram.

O que se passou com estes peixes, também se passa connosco. Para vivermos bem uns com os outros, devemos ser como o peixe preto e o peixe vermelho e mudar como os azuis, quando às vezes somos como eles.

(Texto colectivo da turma 2º A - Corujeira)

"Se tu visses o que eu vi"


O 2º Ano B, da EB1 do Falcão, está a trabalhar na sala de aula o livro "Se tu visses o que eu vi" de António Mota, ilustrações de Elsa Navarro, da Gailivro.

Há mais de vinte e cinco anos que António Mota escreve e inspira os jovens leitores. É um livro de poesia divertido, que faz sorrir pelo imprevisto das situações.

-----------------------------------------------------------------------------
Seguindo as ideias do autor, eis algumas das nossas criações.
-----------------------------------------------------------------------------

Semeei no meu quintal
Sementes de manjerico
Nasceram de lá dois homens
Um pobre e outro rico.
Tatiana


Se tu visses o que eu vi
Ficavas de boca aberta
Uma cabra muito cega
A correr atrás da Berta.

Mafalda

Se tu visses o que eu vi
Naquele lindo dominó
A vaca a jogar sozinha
E a Maria a limpar o pó.
Corália