domingo, 25 de abril de 2010

A gata Papoila

A gata Papoila tinha um pêlo curto, às manchas brancas e pretas e de um amarelo escuro. As patas eram brancas nas pontas e a parte interior era cor-de-rosa. A gata Papoila achava-se uma estrela de cinema e gostava de rimar, era enérgica, destemida e visionária. O grande problema desta gata era não comer “pardal com sabor a sol”.

Depois de termos feito o retrato físico e psicológico da gata Papoila do conto "Uma história de espelhos" de Ana Luísa Amaral, decidimos representá-la usando diversos materiais.

Turma 3ºB da EB1 da Corujeira



domingo, 18 de abril de 2010

“Os Segredos do Arco-íris”

---

Para a semana da leitura, a nossa turma, o 2ºC da escola do Cerco, decidiu estudar um conto do livro “Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas”. Escolhemos “Os segredos do arco-íris” da autora Rita Saldanha.
A história foi-nos lida pela professora na sala de aula. No fim de cada capítulo, tivemos de o recontar e responder às questões colocadas pela professora. Depois de bem estudada a obra, decidimos construir um álbum seriado onde apresentámos as partes mais importantes da história. Estas foram desenhadas em folhas de cartolina, que serviram de páginas do nosso álbum. Para acompanhar as imagens, resolvemos escrever algumas frases ao longo da história.
Depois de fazermos o resumo oral da história, retiramos nove momentos, que para nós são os mais importantes: na primeira página, a apresentação da família dos reis do Oriente; na segunda, a personagem principal: o príncipe Igor como sendo um menino especial; na terceira, o pedido de uma laranja por parte da sua adoentada irmã Lícia e a troca por um limão; na quarta página, desenhámos o rei e o professor Euluminado a desconfiar que o Igor trocava as cores; na quinta, o professor diz que o Igor tem incolorismo e ensina-lhe as cores; na sexta, o rei e o professor procuram a fada cega, que lhes diz que o Igor irá ver as cores quando conhecer o poder da imaginação e do coração; na sétima página, Igor está feliz por conhecer a Íris; na oitava página, Igor vê o arco das cores pela primeira vez, que se passa a chamar arco-íris e na última página, é o casamento do Igor com Íris.
No fim de tudo pintado e escrito, a nossa professora mandou encadernar o álbum. Ficou um autêntico livro gigante!
Depois do trabalho feito, dividimos a turma em dois grupos. Cada grupo foi responsável por contar a história às respectivas turmas.
Foi um trabalho que gostámos muito de fazer porque trabalhámos a história que escolhemos e no fim pudemos mostrá-la aos nossos colegas da escola!